domingo, 28 de março de 2010

Anac estuda liberar 15 rotas para o aeroporto de Congonhas


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) está avaliando a liberação de rotas para três companhias aéreas - Azul, NHT e Webjet -, que receberam autorização para operar no aeroporto de Congonhas. A previsão é de que as operações em 15 cidades de nove Estados do país sejam liberadas entre abril e maio.

As rotas são para Porto Seguro e Salvador, na Bahia; Cabo Frio, Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro; Bauru e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo; Curitiba e Maringá, no Paraná; Uberlândia e Confins, em Minas Gerais; Florianópolis e Navegantes, em Santa Catarina; além de Brasília (DF), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS).

Em concorrência no início deste mês, foram distribuídos horários de pousos e decolagens. As três empresas passarão a operar com as atuais companhias do aeroporto, OceanAir, Gol/Varig e TAM.

Entre as novas empresas, a NHT, do Rio Grande do Sul, conseguiu 28 horários, sendo 10 deles durante a semana. A Webjet ficou com 18 slots e a Azul, 8. Ambas irão voar aos sábados e domingos.

A OceanAir, que já opera em Congonhas, vai ampliar em quase 30% sua participação naquele aeroporto: serão 38 novos slots, incluindo 10 para uso de segunda a sexta-feira (atualmente, a empresa opera 132 pousos e decolagens no aeroporto paulistano).

A TAM vai somar 54 slots aos atuais 1.404 horários (crescimento inferior a 4%) e a Gol, que opera hoje 1.448 pousos e decolagens em Congonhas, terá mais 56 (aumento também menor do que 4%).

Foram distribuídos 202 dos 355 slots disponíveis. Os que não foram escolhidos 88 horários aos sábados e 65 aos domingos continuarão em poder da ANAC e a diretoria irá avaliar a possibilidade de deixá-los livres, ou seja, qualquer empresa interessada poderá solicitar esses horários quando houver demanda.

Fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário