quarta-feira, 10 de março de 2010

Horário previsto de saída: 20:20h
Assento: 7 C
Aeronave: Embraer ERJ 145

Comprei pelo site da TAM o último vôo possível de Ribeirão Preto para Florianópolis no dia 9 de março. Fiquei feliz em saber que voaria o trecho de Ribeirão Preto a Guarulhos de Passaredo. Seria minha primeira experiência na passaredo e em um ERJ145. O vôo estava previsto para as 20:20h, ali pelas 19:00h chegamos ao aeroporto e fizemos o check-in. A atendente da TAM aparentava ser novata, ela se atrapalhou um pouco para reservar os assentos e teve que pedir ajuda a outro funcionário, mesmo assim ela foi muito simpática e saímos satisfeitos.

O aeroporto de Ribeirão Preto não é administrado pela Infraero, a infraestrutura é bem fraca, consiste de um galpão, onde com madeira compensada é feita a divisão de sala de desembarque, sala de embarque e área de check-in. Não possui monitores para informações dos vôos. O pior é no desembarque, onde não possui esteira. Os funcionários colocam as malas em cima de um tablado de madeira e cada um pega a sua, o que gera muito tumulto na minúscula sala de desembarque.

Após o check-in, fizemos um lanche na única lanchonete do aeroporto e em seguida entramos na sala de embarque. A sala estava praticamente vazia, nos acomodamos e ficamos aguardando a chamada para embarque. O horário de embarque estava previsto para as 19:40h, porém, o embarque só foi anunciado as 19:50h. Como haviam poucos passageiros, o embarque foi muito rápido e ás 20:05 já realizávamos o push-back.

O ERJ 145 é pequeno, a configuração dos assentos é 1+2 o que garante um certo conforto para os passageiros. O que não gostei foi o espaço do bagageiro superior, que é minúsculo e alguns passageiros tiveram que colocar suas bagagens embaixo dos assentos. Outro ponto negativo é o ruído interno dos motores. A decolagem foi muito silenciosa, porém no decorrer do vôo o barulho foi aumentando e chegou a ponto de causar desconforto.

O serviço de bordo foi realizado logo após a decolagem. Uma única comissária de bordo realizou todo o trabalho. Sempre muito simpática, alíás, de todos os vôos que realizei, esta foi sem dúvida a mais simpática, desde a recepção na aeronave com um caloroso "seja bem vindo", até a despedida em GRU com um sorriso verdadeiro.

Todo o vôo, que durou aproximadamente 40 minutos, foi realizado a uma baixa altitude, segundo o speech do comandante, nosso nível de voo foi o FL200. Como as condições meteorológicas estava perfeitas, foi possível ver da janela da aeronave todas as cidades por onde a rota passa. A aproximação em GRU foi um show a parte, com várias aeronaves cruzando o céu.

O pouso foi duro, mas nada de máscaras de oxigênio caindo (rsss). O taxi foi rápido, a aeronave estacionou tendo ao seu lado direito um Brasília também da Passaredo e ao lado esquerdo um Boeing 777 da American Airlines. Desembarcamos da aeronave para embarcar no ônibus da Infraero. Não foi um traslado até o desembarque no terminal, mas sim um passeio, pois vi todos os tipos de aviões de várias empresas aéreas. Chegamos no terminal 1 e seguimos para a nossa conexão.

Considerações Finais:

Reserva: Feita pela internet com rapidez e eficiência.

Check-in: Sem filas e atendimento cortez.

Embarque: Uma pequena caminhada até a aeronave.

Assento: Nada muito especial. Comparável a outras empresas.

Entretenimento: Não há.

Serviço de bordo: Bom para um vôo curto.

Desembarque: Apesar de ser em solo, foi bom porque o ônibus não foi lotado e o trajeto é bem interessante.

Aeronave: É rápida, mas barulhenta.