quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Qantas registra nova pane em avião


A companhia aérea Qantas sofreu nesta quarta-feira outra pane em um de seus aviões, a mais recente de uma série de problemas que vêm afetando a empresa australiana famosa por conta de uma célebre cena do filme "Rain Man".

Um avião Boeing 747 com destino a Sydney teve que retornar nesta quarta-feira a Bangcoc após o piloto detectar que o motor estava consumindo mais combustível do que o habitual, segundo informou a companhia aérea.

O incidente aconteceu algumas horas depois que, em outro voo que ia de Adelaide a Melbourne, as máscaras de oxigênio foram lançadas aos passageiros por conta de uma mudança na pressão da cabine causada por um defeito no sistema de ar condicionado.

Em "Rain Man", Dustin Hoffman interpreta um autista que entra em pânico em um aeroporto e se nega a voar por qualquer outra companhia aérea além da Qantas, visto que as demais haviam passado por acidentes graves.

Apesar de seu irmão Charlie responder que todas as companhias aéreas já haviam se acidentado alguma vez, o que não significava que não fossem seguras, e que a Qantas não voava para Los Angeles de Cincinnati, onde estavam, mas apenas de Melbourne, o personagem de Hoffman não se sente convencido e finalmente os dois decidem fazer a longa viagem de carro.

A sequência de "Rain Man", o longa-metragem premiado com dois Oscars em 1989, se tornou uma bem-sucedida campanha de marketing para a Qantas, uma das companhias aéreas cuja imagem nunca foi atingida por um trágico acidente.

No entanto, a empresa vem sofrendo uma série de problemas que durante as últimas semanas foram registrados em alguns de seus aviões.

"As pessoas continuam falando da Qantas por causa de 'Rain Man', mas se você abre um precedente, é muito difícil recuperar essa reputação", avaliou o especialista em publicidade Brendan van Maanen, em declarações publicadas pelo jornal "Sydney Morning Herald".

Há uma semana, outro avião da Qantas que voava para Sydney de Nova York teve que ser desviado a Fiji por um defeito na válvula de combustível de um dos motores.

Os incidentes se somam aos defeitos no motor Rolls Royce do novo Airbus A380, descoberto pela primeira vez em uma aeronave da Qantas e que em novembro levou a companhia - junto com a Singapore Airlines, Lufthansa e outras grandes empresas aéreas - a deixar de utilizar seus modelos do maior avião comercial do mercado.

A Qantas argumenta que, em todos os casos, as aterrissagens de emergência de seus aviões foram feitas como medida de precaução e ressalta seu excelente histórico em matéria de segurança.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário