sábado, 14 de janeiro de 2012

Flight Report Azul


FLIGHT REPORT AZUL LINHAS AÉREAS

Origem: Campinas
Destino: Salvador
Escala: Vitória
Aeronave: Embraer 190 (Andorinha Azul)

As opiniões aqui expressas refletem impressões pessoais do autor .

Por: João Vitor,

Tudo começou as 04:30h da manhã do dia 15/11/11, aonde voaria no voo 4076 da Azul com destino a Salvador na Bahia com uma pequena parada em Vitória.

O voo sairia as 9:09h da manhã, mas como aproveitaria o ônibus da Azul até o Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, o único ônibus que batia horário seria o que sairia as 5:30h da manhã do Shopping Eldorado em São Paulo. Como estava em um bairro bem próximo do Shopping, o Itaim Bibi, aquele horário se eu tomasse um táxi as 5:00h daria tudo certo. Naquela madrugada fria, sem chuva mas encoberta, pegamos o táxi, que já tinhamos chamado no dia anterior com destino ao Shopping.

Chegamos no Shopping era 5:15h, já haviam algumas pessoas que iriam pegar o ônibus da Azul, e alguns tripulantes (um piloto e quatro comissárias). O ônibus partiu exatamente às 5:35h rumo ao Aeroporto de Viracopos, mandaram-nos colocar os cintos de segurança e avisaram que o trajeto seria em aprox. 1 hora e 20 minutos.

Chegando na Bandeirantes cai aquela garoa chata, a partir dali já pensei , caramba pegarei voo com chuva (turbulência). Dormi no caminho inteiro , por incrível que pareça acordei em frente a cabeceira de VCP, ali alinhado na pista 33 um Airbus A320 da TAM prontinho para decolagem, coisa que é difícil ver.

Já no Aeroporto, eu e minha mãe fizemos o check-in, tomamos um café da manhã e ai vem a magnífica pergunta: O que iremos fazer até as 9:09 da manhã? Pois é, nunca queiram voar por Viracopos e ficar muito tempo lá, pois não há nada para fazer, nada diferente em outros aeroportos brasileiros, como de Fortaleza, Vitória, Maceió entre outros, Congonhas ainda tem algumas lojas dentro e tal.

Depois de todo esse tempo passado, fomos chamados para o embarque. Com muita chuva pegamos o ônibus e fomos até a aeronave Azul de matrícula PR-AZI com o seu nome de batismo "Andorinha Azul", um Embraer 190. A Aeronave não é velha, muito boa e com o sistema de televisores funcionando.


Iniciamos o Push-back às 9:33h (atrasadinho), fomos para a cabeceira 15, que já havia trocado desde a hora em que cheguei. Chegando na cabeceira esperamos o pouso de um Embraer 195 de prefixo PR-AYG e alinhamos e mantemos. Segundos depois o comandante colocou para correr o "Andorinha Azul" que pegou bastante pista, decolou e viramos logo em seguida para esquerda aonde vi a Rodovia dos Bandeirantes e logo depois a Rodovia Anhanguera.


Fomos até 28 mil pés com nuvem e chegando aos 23 mil começou uma turbulência de grau forte.
Depois disso o voo foi bem tranquilo, o serviço de bordo foi iniciado logo depois dos sinais luminosos serem apagados.


O tempo passou muito rápido e iniciamos nosso pouso em Vitória, diz o comandante que o tempo em Vitória estava bom , com 25 graus e com o céu parcialmente nublado. O procedimento de pouso foi bem rápido logo estávamos na aproximação final da pista 05 de Eurico Aguiar Salles. Pousamos com uma frenagem legal (rs). Por causa da pista curta de Vitória fico imaginando como os B767 pousam ali. Em solo havia um Embraer EMB 190 da TRIP e um Airbus A320 da TAM. O embraer da TRIP decolou logo após o nosso pouso e o A320 da TAM também, mas veio o PR-GOM para nos fazer comapanhia que é um 737-700 da GOL e logo depois um outro Airbus A320 da TAM.


Depois de 33 minutos em solo, iniciamos nossa decolagem de Vitória, rumo a Salvador, novamente um voo muito mas muito tranquilo, o avião não estava tão lotado então fui do lado esquerdo para o lado direito da aeronave, onde a visão seria mais bonita para pouso em SSA.


Iniciando o pouso em Salvador parecia que o comandante colocou uma razão de descida de -3.000 ft por minuto de tão inclinado que ele estava (rsrs). Pousamos na pista 10 como sempre e logo depois do pouso uma decolagem do PR-WJK da Webjet, após ele o PR-WJR também da Webjet e em seguida o PR-MBA da TAM, após tudo isso o pouso do PR-AVO um Airbus A318 da Avianca (lindo).


Reserva: 9,0 - Feita pela internet, mas o Check-in rápido estava fora do ar no dia.

Check in: 10,0 - Rápido, eficiente e agente de aeroporto bem educada.

Assento: 7,5 - Acima do esperado, a poltrona reclina bastante, mas fiquei meio incomodado com o controle remoto das televisões, pois fica onde colocamos o braço na poltrona, fazendo com que trocamos de canal todas as horas, aumentamos o volume sem mesmo querer que isso ocorra.

Entretenimento: 8,0 - Temos as televisões, com vários canais, mapa do voo mostrando altitude, velocidade entre outras informações e a revista Azul.

Serviço de bordo: 8,0 - Foi legal: "Batatas chips, bolachas doces, goiabinha, bolacha integral e bebidas como refrigerantes e sucos e café , mas nenhuma opção de sanduíche quente como na TAM ou na Avianca, mas o legal é que você pode pegar quantidades que você quiser.

Desembarque: 10,0 - Efetuado com muita rapidez e educação de comissárias.

Pontualidade: 6,5 - O voo saiu com um atraso de meia hora de Campinas.

Nota final: 7,8 - A Azul ainda precisa melhorar nos sentidos de entretenimento a bordo, colocando opções de jogos como vemos nos Airbus da Avianca e filmes para voos de longa distancia como do sudeste a nordeste ou para Manaus entre outras rotas. E talvez mudar o seu serviço de bordo colocando também sanduíches quentes. Mas a Azul está de Parabéns, uma ótima companhia aérea , que está fazendo Viracopos mudar, e ela só tem a crescer , vá em frente AZUL!

Um comentário:

  1. Muito legal, Joao Vitor, e o melhor q que eu voei no PR - WJK kkkk, mas muito bom mesmo seu flight report. Parabéns !

    ResponderExcluir