FLIGHT REPORT
LAN AIRLINES
ORIGEM: SÃO PAULO (GUARULHOS)
PARTIDA: 01:30h
CHEGADA: 04:30h
Cheguei em Guarulhos às 21:10h do dia 25 de dezembro em um voo da TAM vindo de Florianópolis. Não precisei retirar minha bagagem pois ela iria direto para Santiago. Então fui diretamente para o Check-in da LAN no Terminal 2 na última ASA. Foi uma pernada até lá. Chequei no check-in com apenas 3 pessoas na minha frente e fui rapidamente atendido. O atendimento foi muito cortês e em poucos minutos já estava com meus bilhetes em mãos.
A partida estava prevista para 00:50h sendo o horário de embarque às 23:50h. Como ainda havia tempo de sobra e minha "intenção" era dormir durante todo o voo resolvi jantar no aeroporto mesmo. Tentei primeiro no Mc'donalds, porém a fila era enorme e não conseguiria lugar para sentar. Fui caminhar um pouco pelo aeroporto para procurar uma outra lanchonete e encontrei uma que estava relativamente vazia. Pedi meu lanche que demorou uns 20 minutos para ficar pronto. Após o lanche, comprei uma garrafinha de água e aproveitei ainda o tempo para tentar trocar uns reais por pesos chilenos, porém nenhuma das casas de câmbio tinha mais pesos chilenos. Fui então para a sala de embarque.
Antes de entrar na sala de embarque você passa pela imigração onde eles apenas checam seus documentos e passa pela esteira. Na saída da esteira o fiscal me disse que eu não poderia entrar com garrafinha de água na sala de embarque. Fiquei espantado e perguntei o porque, ele apenas disse que para voos internacionais não é permitido. Tive que jogar a garrafa que havia acabado de comprar no lixo ali mesmo. Não entendi isso. Como você não pode entrar com garrafinha, mas pode comprar ali na sala de embarque? Alguém me explica esse procedimento por favor.
Entrei na sala de embarque e fui para o portão 20, que era o que marcava nos monitores, porém após alguns minutos o portão mudou para o 16. Aos poucos começou a se formar uma fila no portão. Os tripulantes do voo só foram chegar no portão às 00:40h, 10 minutos antes da partida. Resultado, atraso. Era 01:00h quando fomos chamados para o embarque. O avião, um A320 lotou. No check-in esqueci de pedir para escolher os assentos e acabei me "ferrando". Me colocaram na 28A, última fileira no avião, assento reclina pouco e perto do banheiro. Pronto, minha intenção de dormir durante todo o voo foi por água abaixo, mesmo com o travesseiro e cobertores oferecidos.
A decolagem foi rápida, sem espera na cabeceira. O tempo de voo estimado foi de 4 horas. Após uns 25 minutos iniciaram o serviço de bordo, que eu recusei porque o jantar ainda não havia "descido". Mas posso dizer que era um serviço de bordo bom, bem reforçado para a duração do voo. Após o serviço de bordo as comissárias passaram umas 2 ou 3 vezes oferecendo mais bebidas e café.
Faltando poucos minutos para o pouso em Santiago o comandante avisou que iríamos começar a travessia da cordilheira e que deveríamos apertar os cintos. Esta travessia costuma ser bem turbulenta. O pouso em Santiago foi às 04:30h horário local.
O desembarque foi perfeito. O aeroporto de Santiago é perfeito. Muito bem organizado, sinalizado e limpo. Preenchi o cartão da imigração e fui para a esteira pegar minha mala. Passei na imigração apenas apresentando o formulário preenchido e meu passaporte e recebi o carimbo de entrada. Após, segui para o embarque nacional. Simples assim.
Resumo da ópera: Gostei muito do serviço da LAN. Comissários simpáticos e prestativos, avião impecável (novo), jornal, revistas, travesseiros e cobertores, poltrona confortável (em couro). Creio até que poderiam utilizar o B767 neste horário pois este voo no A320 foi realmente lotado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário