quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

FLIGHT REPORT
TAM Linhas Aéreas
Aeronave: Boeing 777-300ER
Origem: Santiago do Chile (Comodoro Arturo Merino Benítez)
Destino: São Paulo (Guarulhos)
Partida: 13:30h
Chegada: 18:05h
Data: 31/12/2011

Cheguei em um voo vindo de Calama às 12:10h, desembarquei após uns 10 minutos de espera dentro da aeronave por não haver pessoal de terra suficiente para tantos voos que chegavam naquele horário. Não precisei pegar minhas bagagens que havia despachado pois elas iriam direto para São Paulo.

Saí da sala de desembarque desviando dos inúmeros taxistas que ficam quase trancando a saída do pessoal (parece Congonhas). Neguei todos eles (rsss) e subi as escadas para o segundo piso onde ficam os check-ins e embarques nacional e internacional. Rumei para o embarque internacional com pressa, pois meu embarque estava prestes a começar (era o que eu acreditava, rs). Fila de uns 15 minutos para passagem na imigração, conferência de passaporte e carimbo de saída do país. Passei pelo primeiro Duty-free e tive que aguentar a tentação de parar ali porque meu voo já estava de saída.

Chegando no portão previsto vejo aquela obra-prima da aviação no gate. Quase "chorei" de emoção ao saber que voaria naquele "monstro" que é o Triple Seven. Fiquei um tempo admirando e tirei algumas fotos. Não havia muita movimentação no portão de embarque ainda então aproveitei para comer alguma coisa na pequena lanchonete ao lado do portão de embarque. Enquanto comia, a movimentação começou a aumentar, tanto de funcionários como de passageiros. O embarque iria demorar mais uns 15 minutos, então corri para o Duty-free que ficava mais próximo do portão de embarque para comprar alguma coisa, precisava levar algo, nem que fosse uma barra de chocolate, rsss. Escolhi, paguei no cartão de débito internacional (Visa Travel Money) e fui mais feliz ainda para o portão de embarque com a minha sacolinha do Duty-free, mais uma lembrança de viagem.

Um pouco antes de chamarem para o embarque ouvi meu nome sendo chamado pelo sistema de áudio. Era para eu comparecer ao balcão que fica no portão de embarque e falar com uma das funcionárias. Gelei na hora, já pensei que não conseguiram despachar minha mala por ser uma conexão muito curta. Mas não era nada disso, era só uma conferência de bilhetes e para ter certeza que eu havia chegado de Calama e embarcaria naquele voo.

Em seguida já começaram o embarque. O embarque é feito por classes de letras. A classe "A" que é a primeira a embarcar é dos assentos do final da aeronave, e a classe "E", que era a minha, era do começo, logo após a executiva. No embarque, o comandante estava cumprimentando as pessoas no finger, antes da porta da aeronave.

Não tive a possibilidade de escolha de assentos, então já previa que não voaria na janela. E o que eu previa se confirmou. Viajaria no meio da aeronave. Fiquei meio triste por isso, queria que minha primeira viagem no B777 fosse na janela, acompanhando todos os procedimentos e também poder ver a travessia da cordilheira dos andes, que é maravilhosa.

Me acomodei e logo chegaram meus vizinhos de voo. Até que não foi tão ruim, o espaço das poltronas dá uma certa privacidade, e quando você bota o fone e começa a mexer no sistema de entretenimento você até esquece que tem pessoas ao seu lado.

O embarque foi rápido, porém como demorou um pouco a ser iniciado o voo sofreu um atraso de uns 20 a 30 minutos. Após a decolagem, e após a travessia da cordilheira (que acompanhei pelas câmeras do sistema de entretenimento) foram distribuídas toalinhas quentes para a higienização das mãos. Recolhidas as toalinhas foi iniciado o serviço de bordo. Não esperava muita coisa por ser um voo de "apenas" 4 horas, porém me surpreendi. Tinham duas opções, arroz com frango, ou massa. Como estava com muita fome e não havia almoçado, peguei massa. A massa não estava com uma cara bonita, mas quando provei, que delícia, "fiz uma boa escolha". Bebidas tinhas várias, não vou lembrar todas, mas escolhi refrigerante e água.

Após a refeição procurei um filme para assistir, tinham vários filmes bacanas, vários lançamentos. Escolhi o filme Os Smurfs (Dublado). Queria ver legendado, mas não tinha essa opção, ou Dublado ou em Inglês, sem legendas. Assisti o filme de aproximadamente 1 hora e meia e ainda deu tempo de ver um episódio do seriado Two and a Half Man (que infelizmente só tinha dublado).

Gostei bastante do sistema de entretimento. Tem opções de filmes, seriados, músicas, jogos e o que mais chama a atenção que são as 2 câmeras (uma no bico e outra na barriga da aeronave) e o mapa com gps.

Durante o voo foi oferecido o Duty-free da TAM, que tem preços bem atraentes, porém é mais voltado para o público feminino.

Enfrentamos alguns momentos de turbulência, sendo o mais forte sobre a Argentina, quase entrando no Brasil. A tripulação sempre alertou antecipadamente os passageiros e passamos tranquilos pelas turbulências.

O tempo em São Paulo estava encoberto com chuva, então não deu pra ver nada pelas câmeras da aeronave, apenas quando estava bem próximo da pista, já na Final, é que deu para ver a pista e logo o toque da aeronave, que foi muito suave.

Desembarcamos e me despedi do Triple Seven com uma excelente impressão. Não sei como seria em uma viagem de 12 horas para a Europa, mas as 4 horas de Santiago para São Paulo foram sem sofrimento. Nem precisei ir ao banheiro, rsss.

Chegando na imigração em Guarulhos, a certeza de que havíamos chegado no Brasil.... não havia ninguém da PF nos guichês. Ninguém para orientar as pessoas. Esperamos uns 3 minutos até que um japinha apareceu dizendo que estavam em troca de turno e que logo chegariam para nos atender. "ESSE É O NOSSO PAÍS, BEM VINDO AO LAR DOCE LAR"