segunda-feira, 24 de setembro de 2012

FLIGHT REPORT WEBJET (FOZ DO IGUAÇÚ - CURITIBA)




Data: 11/08/2012
Origem: Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçú/Cataratas - Foz do Iguaçú/PR
Destino: Aeroporto Internacional Afonso Pena - Curitiba/PR 
Voo: 5822
Previsão de Saída: 15:02 h
Previsão de Chegada: 16:16 h
Classe: Econômica
Poltrona: 19L

Aeronave: Boeing 737-36N
Prefixo: PR-WJL
Primeiro voo: 30/01/1999
Entregue a Webjet em: 10/06/2009

Fiquei hospedado em um albergue próximo ao aeroporto de Foz. Fiz meu check-out as 10:30h e peguei um ônibus até o aeroporto. Cheguei no aeroporto e ao entrar tive uma surpresa, Raio-x antes do check-in! Nunca tinha visto isto, mas como é um aeroporto de fronteira e tem muito contrabando é compreensível. Porém em horário de pico o negócio fica nervoso. Imagina você ter que pegar 3 filas. Uma pro raio-x das bagagens, outra pro check-in e outra pra entrar na sala de embarque. Deve rolar muito stress ali. Como cheguei em um horário bom passei no raio-x das bagagens tranquilamente. 

Meu voo era da Webjet, mas comprei a passagem no site da GOL. Então fui no check-in da GOL. Após uns 10 minutos, quando chegou a minha vez, fui ao balcão e a atendente me falou: "Sr. seu voo é da Webjet, você deve se dirigir ao balcão deles." Respondi: "Mas comprei minha passagem com a GOL, mesmo assim tenho que ir no balcão da Webjet?" Ela respondeu: "Sim Sr." - Ok, obrigado. Saí indignado...

Ainda bem que não havia fila no check-in da Webjet. Fui chamado ao balcão e quando falei o horário de meu voo o atendente me disse. "Sr. o check-in abre somente 2 horas antes do seu voo." Eram 11:00h e meu voo estava programado para sair as 15:02h, ou seja, só poderia despachar minha bagagem ás 13:00h. Havia planejado despachar as malas e pegar um ônibus até o Parque das Aves, que fica bem perto do aeroporto. Passaria uma hora lá e retornaria ao aeroporto. Reclamei para o atendente que só em Foz isso acontece, e ele disse que como a área para estocar as bagagens é pequena corre o risco de extravio.... pensei..."Brasil, país da copa do mundo e olimpíadas..."
Fiquei matutando o que fazer com a bagagem... aí lembrei dos guarda-volumes.

Perguntei para uma pessoa da Infraero onde ficavam os guarda-volumes e ele me disse que ficava fora do aeroporto... fiquei meio desconfiado e fui conferir. Ficam do lado de fora na área de embarque e desembarque. Fui informado que deveria comprar fichas no segundo piso do aeroporto, na casa do pão de queijo. R$10 o guarda-volumes pequeno e R$20 o grande. Como não havia diferenciado lá fora as dimensões dos guarda-volumes e minha mala era relativamente grande, paguei R$20 por 2 fichas para utilizar o guarda-volumes grande. Cheguei la fora, escolhi o guarda-volumes e um segurança do aeroporto falou: "Cara, coloca a tua mala aqui nesse pequeno, aí você paga só a metade." Falei que já havia pago os R$20 e ele me disse que eu poderia usar uma ficha para o guarda-volumes pequeno e devolver a outra, assim teria R$10 de volta. Agradeci e coloquei minha mala deitada no guarda-volumes pequeno.

Peguei o ônibus que passa a cada 10 minutos no aeroporto em direção as cataratas brasileira. O Parque das Aves fica ao lado. Era o único passeio que não havia feito. Ocorreu tudo dentro da normalidade e por volta das 13:00h já estava de volta ao aeroporto. Peguei minha bagagem no guarda-volumes e adivinha se lembrei de trocar a ficha. #NOT. Se foram R$10 pilas... Já havia uma fila formada para passar no raio-x antes do check-in. Mas até que foi rápido. Cheguei no check-in, pouca fila, bagagem despachada, bilhete em mãos, fui para a sala de embarque.

Na passagem pelo raio-x pela primeira vez na minha vida tive que abrir minha mochila para conferência. Mas os funcionários foram muito educados, deram uma olhada breve, só para ver as bebidas que eu estava levando.

Ainda não havia almoçado e então fiz um lanche ali na sala de embarque, que estava lotada por sinal. Por sorte consegui uma mesa e comi tranquilo. Aproveitei para rever as fotos dos passeios e preparar a câmera para o voo. 

As 14:22h o PR-WJL chegou ao aeroporto de Foz. Rapidamente fomos chamados para o embarque. Embarque pela pista, entrei pela porta traseira e me acomodei na poltrona 19L. Aquele aperto clássico dos 737-300 da Webjet. Embarque finalizado, push-back, taxi e as 15:03h decolávamos ruma a Curitiba. Na subida foi possível avistar as cataratas e o verde do Parque Nacional do Iguaçú.

O voo foi muito tranquilo. Serviço de bordo somente pago. Como havia acabado de comer não peguei nada. As 15:37h iniciamos a descida e as 16:00h aterrissamos em Curitiba.

Não sei porque, mas todas as vezes que pousei em Curitiba foi um pouco tenso, parece que sempre bate um vento de través. Dessa vez não foi diferente, novamente aquela balançada já no arredondamento do pouso. Mas foi bem feito o pouso.

Conclusão: O voo ocorreu dentro da normalidade. Foi pontual, cumprindo os horários programados. Serviço de bordo (somente pago) e entretenimento (não há). Não dá para comparar a Webjet com as outras companhias aéreas. É outro segmento. 



FOTOS




















Nenhum comentário:

Postar um comentário