terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FLIGHT REPORT - LAN 767-300ER - GRU/SCL

FLIGHT REPORT LAN AIRLINES



Data: 26/12/2012
Origem: Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU)
Destino: Aeroporto Arturo Merino Benitez (SCL)
Companhia Aérea: LAN Airlines
Classe: Econômica
Equipamento: Boeing 767-316ER - (CC-CRV) - Idade: 15,2 anos
Assento: 24L
Horário de partida: 17:30h
Horário de chegada: 20:40
Tempo de voo: 03:50h

Saí de Florianópolis em um voo da TAM para Guarulhos às 14:00h. Foi um voo de aproximadamente 1 hora de duração. Cheguei em Guarulhos e após o desembarque passei direto pelas esteiras sem pegar a bagagem pois ela iria direto para Santiago. Me dirigi ao check-in da LAN onde na fita de isolamento das filas do check-in uma funcionária prestava os primeiros atendimentos. Mostrei para ela meu check-in online e ela me informou que eu poderia ir direto para o portão de embarque. Perfeito! Foi muito bom ter feito o check-in antecipado.

Sem enrolação me mandei para a sala de embarque. Passei pelo Raio-x sem problemas e aproveitei meu tempo de espera (cerca de 01:30h) para observar o movimento de outras aeronaves e tirar fotos. A aeronave da LAN que faria o voo já se encontrava ali no portão. Assim que a movimentação de funcionários da LAN começou no portão de embarque, uma fila já foi se formando. Como meu assento era na última fileira, peguei a fila que embarcou primeiro. 

Com relação ao assento, eu não tive a opção de escolher na hora da compra e nem na hora do check-in online. Meu assento era o 24L e já imaginava que poderia ser o da última fileira. Aconteceu o mesma coisa no ano passado quando viajei pela LAN em um A320. Olhei no site seatguru e confirmei que eu viajaria na última fileira. Era tudo o que eu não queria. Já fui embarcando na aeronave meio desapontado, porém quando cheguei no meu assento tive que conferir umas 3 vezes no cartão de embarque, porque não estava acreditando. Vou viajar de Leito!!! E era exatamente como parecia a poltrona. Espaço fantástico para as pernas, apoio de pernas e uma reclinação fora do comum para uma classe econômica, e ainda por cima fui na janela!



Pois bem, me acomodei e comecei a explorar a aeronave, afinal era minha primeira vez em um 767. Em cima das poltronas havia um saco plástico com cobertor, travesseiro e fones de ouvido. Na minha frente uma tela de LCD e um controle do lado direito no braço da poltrona. A configuração da aeronave era 2+3+2. Apesar de esta última fileira de assentos ter bastante conforto, o barulho do banheiro e do galley que fica logo atrás incomoda um pouco. Gostaria muito de saber se estes assentos especiais são em todos os 767 da LAN ou só em alguns.







O embarque foi dentro do horário previsto e a decolagem também. Praticamente não pegamos fila para a decolagem e assim que alinhou na pista 27R iniciou a rolagem. Assim que decolou pegamos uma certa turbulência até passar a camada de núvens. O comandante nos passou o tempo em rota e o tempo estimado de voo.



O serviço de bordo foi servido 1 hora após a decolagem e incluía um sanduiche, um pudim, bolacha salgada e queijo polengui. Detalhe positivo para os talheres de metal. De bebidas haviam água com e sem gás, refrigerantes, sucos, cerveja, vinho e café.



O voo foi tranquilo até cruzarmos a fronteira com a Argentina. Dali para frente pegamos muita turbulência e o tempo fechado. 



Quanto ao entretenimento de bordo, haviam revistas, jornais e a TV on demand. Porém na primeira metade do voo o sistema não quis funcionar. A tela apagava e acendia várias vezes e os comissários avisaram que estavam tentando consertar o problema. Depois de um bom tempo o sistema voltou e pude fuçar. A variedade de filmes não é muito grande e não há opções em português. Ou dublado em espanhol, ou com áudio em Inglês e legenda em espanhol. Então acabei não assistindo nada e deixei no modo GPS que mostrava a localização da aeronave, velocidade, altitude, etc.



A travessia da cordilheira foi realizada com tempo bom, num final de tarde fantástico. Esse foi o ponto alto da viagem. A aeronave cruza a cordilheira muito alta e logo após cruzar ela tem que descer muito rápido. Parece uma batalha. Ela vem descendo, fazendo curvas, com os spoiler abertos para controlar a velocidade na descida. Após o alinhamento final o sol dá seu espetáculo proporcionando um pouso com um pôr-do-sol de plano de fundo. O pouso foi meio esquisito, deu a impressão que tocou primeiro as rodas a esquerda e depois da direita e deu uma dançada na pista pra alinhar. O comandante também abusou dos freios... fez o povo colar no assento da frente. Acho que foi pra acordar quem estava dormindo ainda. rsss





No geral foi um voo agradável, com um bom serviço de bordo, simpatia dos comissários e excelente conforto das poltronas.

A LAN ainda é diferente da TAM. E tomara que continue assim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário