quinta-feira, 15 de abril de 2010

Erupção em vulcão na Islândia aumenta; caos aéreo pode durar dois dias


As erupções se intensificaram no vulcão localizado sob a geleira Eyjafjallajoekull, na Islândia, e os distúrbios causados pela fumaça ao tráfego aéreo em diversos países da Europa, impactando conexões em todo o mundo, podem durar até dois dias, dependendo de como a coluna de cinzas vulcânicas evoluir, informou o Eurocontrol, órgão europeu encarregado da segurança aérea.

Voos foram cancelados em toda a Europa devido ao risco de pane que a fumaça e as cinzas vulcânicas impõem aos motores das aeronaves.

Especialistas islandeses dizem que a liberação do tráfego pode durar dias ou até semanas. "No momento é impossível afirmar quando será seguro voar novamente", disse Henrik Peter Joergensen, porta-voz do aeroporto de Copenhague, na Dinamarca, onde cerca de 25 mil passageiros aguardam por seus voos.

A erupção, que já lançou uma coluna de fumaça de seis quilômetros de altura, ainda não deu sinais de redução após 40 horas de atividade, informou Pall Einarsson, geofísico da Universidade da Islândia.

"Os sismográficos mostram que desde hoje de manhã a erupção parece estar aumentando", disse.

O material expelido pelo vulcão já tinha derretido um terço do gelo que cobre a cratera, causando a inundação de um rio próximo à área, e explosões frequentes no solo sob a região pareciam bombas, disse o especialista.

As inundações já estão em retração, no entanto, e alguns dos moradores vizinhos já retornam às suas casas.

Outro cientista indicou que a erupção é dez vezes mais poderosa do que a que ocorreu no mês passado no mesmo vulcão.

Vigilância

Os cientistas que monitoram a região haviam detectado movimentações sísmicas no vulcão desde o ano passado e aguardavam a erupção para qualquer momento, disse Einarsson, da Universidade da Islândia.

Esta é considerada a erupção mais forte na Islândia desde 1996, quando movimentos similares ocorreram sob o lago Grimsworth, causando enchentes no país.

O especialista disse que há preocupação entre a comunidade científica islandesa, de que a erupção atual possa desencadear atividades no Monte Katla, um vulcão mais poderoso coberto por uma capa glacial mais espessa, mas ainda não há indicações neste sentido.

Obstrução no tráfego aéreo

Uma interrupção total como a de hoje, nos voos em países como Reino Unido, Irlanda, Noruega, Dinamarca e Suécia, não era vista desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, em Nova York.

Milhares de voos foram cancelados, deixando dezenas de milhares de passageiros no solo, e ainda não há um consenso entre as autoridades de tráfego aéreo na Europa sobre quando será seguro liberar as aeronaves novamente.

De acordo com especialistas em aviação, esta é a primeira vez na história que uma coluna de fumaça tenha afetado o tráfego aéreo mais movimentado do mundo.

No Reino Unido, cinco aeroportos de Londres foram fechados, incluindo o de Heathrow, uma grande base de voos para todo o mundo que opera cerca de 1.200 voos e mais de 180 mil passageiros por dia.

Aeroportos foram fechados também na França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Irlanda, Suécia, Finlândia e Suíça, com efeitos em todo o mundo.

Na França, voos para Paris e outros 23 aeroportos foram cancelados, e companhias aéreas nos EUA cancelaram alguns voos para a Europa.

Holanda

Segundo o jornal britânico "The Guardian", o Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, na Holanda, anunciou que o espaço aéreo do país também será fechado gradualmente nas próximas horas até o encerramento completo do tráfego aéreo às 19h (14h no horário de Brasília).

"Eu não posso dizer quanto tempo vai durar. O quanto for necessário", disse Marjolein Wenting, da Agência de Controle de Tráfego Aéreo da Holanda, à rede de TV RTL. "Isto é inédito para a Holanda".

Irlanda

A partir das 8h desta quinta-feira, todas as operações foram encerradas no aeroporto de Dublin, na Irlanda, informaram fontes oficiais.

Segundo a Autoridade de Aviação Irlandesa (IAA, na sigla em inglês), parte do espaço aéreo nacional permanecerá fechada até as 19h (16h no horário de Brasília), tempo durante o qual nenhum voo irá decolar ou pousar nos demais aeroportos do país.

Um porta-voz da IAA assinalou em comunicado que "não é seguro" para os aviões voar entre nuvens de cinzas vulcânicas já que estas podem provocar o colapso de seus motores e outras panes elétricas.

"A situação está sendo acompanhada de perto e será atualizada", acrescentou a nota.

Os voos no aeroporto internacional de Belfast e no aeroporto George Best, na capital da Irlanda do Norte, também foram cancelados.

"A situação escapa de nosso controle. Nos 26 anos de trabalho no aeroporto nunca vi algo igual. Isto representa um grande risco para a segurança", indicou uma porta-voz do aeroporto de Dublin.

Noruega

As cinzas da erupção do vulcão no sul da Islândia obrigaram também a Noruega a fechar todo o tráfego aéreo.

Avinor, o órgão estatal que controla o tráfego aéreo e os aeroportos noruegueses, decretou o fechamento total do tráfego aéreo às 10h (5h no horário de Brasília), embora horas antes quase todos os aeroportos do país já estivessem paralisados e o principal, o aeroporto de Gardermoen (em Oslo), funcionasse parcialmente.

Dinamarca

Já as autoridades dinamarquesas anunciaram a paralisação total dos voos no país para as 18h (13h no horário de Brasília).

Segundo o órgão que contra o espaço aéreo na Dinamarca, o Naviair, as últimas previsões sobre a expansão das cinzas obrigam ao fechamento progressivo do tráfego aéreo.

O maior aeroporto dinamarquês ficará fechado inicialmente até as 17h (12h no horário de Brasília), mas há possibilidade de que o tráfego aéreo continue paralisado até amanhã.

Finlândia

Na Finlândia, as autoridades anunciaram o fechamento de oito aeroportos no norte do país até as 15h (9h no horário de Brasília).

Islândia

Curiosamente, na própria Islândia, só os voos internos na parte leste e norte foram atingidos, enquanto o aeroporto internacional de Keflavik continua funcionando normalmente.

Keflavik está ao oeste da geleira Eyjafjalla, onde entrou em erupção ontem o vulcão, e as cinzas seguem em direção contrária.

Suécia

O "Guardian" noticia ainda que o espaço aéreo da suécia foi completamente fechado esta manhã, sem previsão de retorno à atividade normal.

França

No país, os voos do Aeroporto Charles de Gaulle de Paris para Islândia, Reino Unido, Suécia, Dinamarca e Noruega foram cancelados nesta quinta-feira, informou a operadora do aeroporto francês.

Passageiros foram aconselhados a entrar em contato com as companhias aéreas porque os voos para outros destinos estavam em operação, segundo uma porta-voz da operadora ADP.

"A nuvem de fumaça vindo da Islândia está atualmente sobre o Reino Unido, o que está prejudicando um grande número de voos", disse a porta-voz.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário