sexta-feira, 15 de abril de 2011

GE quer vender tecnologia para descongestionar o espaço aéreo brasileiro


A GE Aviation Services, divisão da americana General Electric, quer trazer ao Brasil uma nova tecnologia batizada de Performance Based Navigation (PNB). Segundo a empresa, esse sistema otimiza a rota e economiza combustível. A GE vai apresentar o produto nesta quinta-feira (14/04) na sede da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro).

A PNB identifica a menor distância entre os pontos de partida e aterrissagem da aeronave e traça corredores alternativos para os voos. A expectativa da GE é que a PNB descongestione o espaço aéreo brasileiro, ajudando a superar os gargalos do setor no país.

Com o trajeto menor, o consumo de combustível também cai. Na Austrália — onde a PNB é usada há 18 meses no Aeroporto de Brisbane — as distâncias percorridas pelos aviões foram reduzidas em 28,6 mil quilômetros. Com isso, constatou-se uma economia 400 mil quilos de combustível e 1,1 milhão de quilos de C02 deixaram de ser emitidos desde o início da implementação do sistema, segundo informações do jornal O Globo.


Fonte: Aeromagazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário