sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alexandre Garcia: ‘Anac deve fazer teste de exaustão da tripulação’

A Anac é muito bem vinda, mesmo com todos os tropeços durante o caos aéreo. De fato, é bom a gente lembrar: o caos aéreo ainda não terminou. Pode diminuir com a privatização de aeroportos, forçada pelos atrasos para a Copa do Mundo, porque também tem que ter concorrência nos aeroportos.

“Concorrência” rima com “eficiência”, mas a Anac ainda está longe do ideal. Será utopia imaginá-la um dia, parecida com a Federal Aviation Administration (FAA), que administra o transporte aéreo dos Estados Unidos, que sozinho é a metade do transporte aéreo do mundo?

Agora a Anac faz esse teste, mas falta outro: sobre a exaustão das tripulações. Se o passageiro se estressa com suas viagens esporádicas, as tripulações estão sempre sob essa constante pressão e à beira do esgotamento principalmente na cabine de comando. Durante voos de madrugada já foram surpreendidos dormindo na cabine, o sono em plena aproximação para o pouso.

A exaustão, às vezes age como uma droga. Ou exige algum remédio para manter a vigília, só que o melhor remédio é uma aviação apoiada no ar por serviços eficientes em terra. É bom lembrar que pistas como Congonhas, Santos Dumont não comportam pilotos exaustos.

Fonte: Bom dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário