segunda-feira, 14 de maio de 2012

FLIGHT REPORT AZUL (NVT - VCP)

FLIGHT REPORT AZUL LINHAS AÉREAS

Aeronave: EMB-190
Prefixo: PR-AZG
Codinome: A Terra é Azul

Sai de Blumenau/SC rumo a Navegantes/SC por volta das 06:10h e em 40 minutos já estava estacionando o carro no Aeroporto Ministro Victor Konder. Para quem sai de Blumenau, o aeroporto de Navegantes é o mais próximo (55 km), sendo que o mesmo hoje é servido por muitos voos diários operados por 4 empresas aéreas (Azul, Gol, Tam e Webjet).

O estacionamento principal fica do outro lado da rua, em frente ao embarque e desembarque de passageiros, então foi muito fácil deixar o carro e chegar ao saguão do aeroporto. Entrei no aeroporto e fui direto para o segundo piso tomar café, pois não havia tomado quando sai de casa e porque já havia feito o check-in pela internet. Também não iria despachar mala pois estava fazendo apenas um bate e volta.

Às 07:25 fui para a sala de embarque, passei pelo raio-x sem problemas e fiquei aguardando a chegada da aeronave. A aeronave da Azul pousou às 07:30h. O embarque foi anunciado às 07:45h sendo primeiro embarque de prioridades, o que poucas pessoas respeitam na minha opinião. Uma pequena caminhada até a aeronave e embarquei rumando em direção a poltrona 9A(janela, claro!). Antes disso recebi um fone de ouvido na entrada da aeronave. Acomodado, cintos afivelados, as portas foram fechadas e às 08:00h era iniciado o push-back.

Taxiamos até a cabeceira 25 e às 08:03h eram aplicados manetes em TO/GA. Rolamos por 25 segundos antes do Rotate! Decolamos com curva a esquerda. O tempo estava bom em Navegantes, já em Campinas a informação é de que chovia no momento.

O tempo estimado de voo era de 50 minutos, então logo após a decolagem, antes do serviço de bordo, já comecei a mexer na tela a minha frente. Nesta aeronave todas as poltronas contavam com telas individuais e uma programação bem variada. Ponto forte da Azul na minha opinião é o entretenimento a bordo nos voos domésticos. Enquanto GOL fica só na revista e TAM com monitores coletivos, a Azul sai na frente com programação individual e a escolha do cliente. Veja no vídeo abaixo uma demonstração do sistema de monitores individuais.

Após a estabilização da subida da aeronave uma comissária passou anotando os pedidos de bebidas, que eram Água, coca-zero, coca normal, suco de laranja, suco de pêssego light. Em seguida ela já veio com a bandeja entregando os pedidos. Fiquei no suco de laranja. Ao contrário das outras empresas onde você recebe a bebida já servida no copo, aqui você ganha uma caixinha de suco e um copo com gelo. No caso de refrigerante, uma garrafinha de 250ml e um copo com gelo. Muito prático e "confortável", faz o passageiro se sentir mais importante, ou melhor, mais bem tratado. Após as bebidas uma outra comissária passou oferecendo batatas chips, amendoim e biscoito recheado.

O voo em cruzeiro foi curto e logo iniciávamos a descida para Campinas. Quando saímos do mar e entramos no estado de São Paulo fomos pegos por uma turbulência. Nada muito assustador... passou assim que deixamos a camada de núvens. A final para a pista 33 foi longa e o pouso foi "PERFEITO". Isso que ainda tinha um vento de través pegando na curta final. Eram 08:50 h quando tocamos o solo. Não ouvi o reverso e a aeronave correu até o final da pista freando apenas lá no final para entrar na taxiway.

O taxi foi um pouco demorado, cerca de 5 minutos. O desembarque foi rápido, passei direto pelas esteiras e sai da sala de desembarque. Fui direto para o balcão da Unidas pegar meu carro alugado.

Próxima parada, Pirassununga. Aniversário de 60 anos da Esquadrilha da Fumaça. Aguarde, cenas dos próximos capítulos...

Avaliação geral:

Reserva: 10 (Pela internet, bem ágil)

Check-in: 10 (Pela internet, muito intuitivo)

Embarque: 8 (Pequeno atraso)

Serviço de bordo: 8 (Bom)

Entretenimento de bordo: 10 (Muito bom)

Comissários: 7 (Pouco simpáticos, mas muito profissionais)

Aeronave: 10 (Adoro esses E-jets, silenciosos, pousos suaves e passam segurança)