A pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, será ampliada antes da Copa do Mundo de 2014. A garantia foi dada nesta quarta-feira (23) pelo ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, durante a divulgação de um balanço sobre a situação das cidades-sede. A obra é uma das exigências da Fifa para a realização de jogos na capital gaúcha.
Durante a elaboração do projeto de engenharia pelo Exército Brasileiro, foram constatados problemas no solo, o que exigiria um investimento maior. Segundo o ministro Wagner Bittencourt, no entanto, o impasse não causou atraso em relação ao cronograma oficial.
“Não há porque não acreditar que (a obra) não possa ser concluída. Obviamente há a parte de desapropriação, da Prefeitura, mas de qualquer forma a previsão do projeto é concluir até a Copa do Mundo”, declarou.
Segundo o coordenador do Comitê Gestor da Copa no Rio Grande do Sul, Kalil Sehbe, o projeto já foi entregue pelos militares à Infraero. “Agora, resta esses 900 metros de ampliação. Temos a palavra do ministro de que até a Copa estarão prontos”, disse. O investimento previsto para a obra no Salgado Filho é R$ R$ 345,8 milhões.
Na terça-feira (22), o governo do estado, a prefeitura de Porto Alegre a Infraero firmaram acordo para a realocação de 42 famílias que vivem na Vila Floresta, na área que será utilizada para a ampliação da pista do Salgado Filho. As famílias receberão imóveis do programa Minha Casa Minha Vida, previstos para serem entregues em novembro.
A pista do Salgado Filho será ampliada de 2,28 mil metros para 3,2 mil metros. O abra é necessária para permitir pousos e decolagens de aviões de grande porte. Também é imprescindível para a substituição do sistema de aproximação por instrumentos ILS de categoria 1 pelo ILS 2, que possibilita pousos em decolagens em condições de pouca visibilidade.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário