quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cinza de vulcão fecha aeroportos da Escócia e Irlanda do Norte e ameaça Inglaterra


Uma nova nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajokul fechou nesta quarta-feira os aeroportos da Irlanda do Norte e da Escócia e ameaça agora o espaço aéreo da Inglaterra, um dos mais movimentados da Europa.

A nuvem causou um caos aéreo na Europa em meados de abril, com fechamento dos aeroportos e restrições a voos em boa parte do oeste da Europa, afetando milhões de passageiros.

Segundo comunicado da Autoridade de Aviação Civil (AAC) britânica, parte do espaço aéreo dos dois países ficará fechado das 7h (3h no horário de Brasília) às 13h (09h no horário de Brasília).

A medida afetará os aeroportos escoceses de Glasgow, Prestwick, Inverness, Stornoway, Benbecula, Tiree, Islay, Barra e Campbeltown; além do aeroporto de Derry, na Irlanda do Norte.

Entre as 13h (09h no horário de Brasília) e as 19h (15h no horário de Brasília), o aeroporto de Inverness será reaberto. Já na Irlanda do Norte, no mesmo período, o fechamento se estenderá aos aeroportos de Belfast City e Internacional de Belfast.

A nuvem de cinzas vulcânicas, que obrigou a agência a criar uma zona de proibição de voo, afeta ainda algumas rotas dos aeroportos de Edimburgo, Carlisle, Blackpool, e dos ingleses Liverpool e Manchester. A AAC recomenda que os passageiros chequem com as companhias aéreas antes de ir ao aeroporto.

Segundo a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol), a situação não deve melhorar ao longo do dia nessa área do espaço aéreo europeu.

Espera-se que operem com normalidade 28.700 voos no espaço aéreo europeu, ou seja, 300 menos que antes do caos aéreo.

Fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário