segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Passageiros entram com processo contra Gol no Rio


A falta de informações sobre os cancelamentos e atrasos de voos da Gol no aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, zona norte do Rio, deixa os passageiros revoltados na tarde desta segunda-feira.

Apenas na manhã de hoje, 20 pessoas entraram com processos contra a companhia no posto de atendimento do Juizado Especial Cível localizado no aeroporto. Este é o primeiro grande teste para o serviço, que começou a funcionar no dia 23 de julho em também em Brasília e São Paulo.

Segundo balanço da Infraero, divulgado até as 16h desta segunda-feira, dos 540 voos previstos da Gol em todo o país, 294 atrasaram --o que corresponde a 54,4 %-- e 59 voos ou 10,9% foram cancelados.

PROCESSOS

O ginecologista Alberto Sauter, 55, diz que teve prejuízo e vai processar a empresa. "Perdi vários procedimentos cirúrgicos por conta desse atraso. Vou entrar com processo contra a empresa por danos morais."

Acostumada a viajar todos os fins de semana, a cantora gospel Amanda Roberta Nunes, 32, veio de Macapá (AP) e iria embarcar para Campinas (SP), mas o voo que tinha decolagem prevista para as 12h foi cancelado e ela deve viajar somente depois das 15h. "Você paga caro por duas passagens e tem que passar por essa situação. Isso é um absurdo."

O turista argentino Diego Dias também afirmou que vai processar a Gol. Ele estava de férias no Rio e desde ontem espera um voo para seu país, após passar a noite no hotel instalado dentro do Galeão.

"Isso é insuportável. Agora estou aqui tentando conseguir ticket refeição e tentando mudar o horário para um voo ainda durante o dia, mas me disseram para eu pedir o reembolso ou procurar outra companhia", diz o jornalista Jean Ribeiro, 43, que reclama do despreparo da empresa.

Ele pretende enviar para Maringá (PR) o casal de filhos, que deveriam retornar hoje à escola. O voo estava previsto para as 11h50 e foi cancelado devido a "problemas operacionais". Uma nova partida está prevista somente para as 22h de hoje ou para as 10h de amanhã.

Já a empresária Sandra Araujo, 42, deveria embarcar às 22h26 de ontem para os Estados Unidos pela companhia Delta, mas chegou atrasada ao Rio. "Cheguei de Recife ontem à noite com duas horas de atraso num avião da Gol. Assim que cheguei as portas [para o embarque] fecharam e eu e outras pessoas perdemos o voo para Atlanta."

Sandra conta que teve de esperar por mais de cinco horas uma resposta da Gol até conseguir que a companhia pagasse a diária para ela passar a noite no hotel do aeroporto.

RESPOSTA

De acordo com nota divulgada pela empresa, devido à grande quantidade de voos no último dia 30, "algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia". A Gol destacou ainda que o problema ocorreu num fim de semana de pico de movimento, devido ao retorno das férias.

A companhia afirmou ainda que já acionou tripulantes extras e destacou equipes de monitoramento nos aeroportos na tentativa de solucionar o problema de atrasos. A Gol afirma está prestando atendimento e toda a assistência necessária aos passageiros, conforme determina a legislação estipulada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).


Fonte: Folha de São Paulo

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